domingo, 24 de agosto de 2014

É ANIVERSÁRIO DO ESCRITOR PAULO COELHO



O escritor brasileiro reconhecido
internacionalmente faz aniversário !!






PAULO COELHO









Hoje, domingo, 24 de agosto o escritor, letrista e jornalista brasileiro Paulo Coelho completa 67 anos !!



Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1947 em uma família de classe alta, aos 7 anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro. Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.


Na década de 1960, entra para o mundo do teatro, como diretor e ator, criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda, mas obtendo pouca expressividade. No início da década seguinte, em 1970, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda. Em 1972 conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS. Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro. Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais etc.






RAUL SEIXAS & O AMIGO, PAULO COELHO








Católico não praticante, em 1986, Paulo Coelho conheceu a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 700 km do sul da França até à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, experiência de que retirou detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.

No ano seguinte, 1987, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.


Nos anos subsequentes, foram lançados os seguintes livros: Brida (1990), As Valkírias (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), Maktub (1994), O Monte Cinco (1996), Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika Decide Morrer (1998), O Demônio e a Srtª Prym (2000), Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos (2003), O Gênio e as Rosas (2004), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), Ser Como o Rio Que Flui (2006), O Vencedor Está Só (2008), O Aleph (2010), Fábulas (2011), Manuscrito Encontrado em Accra (2012), Adultério (2014).






PAULO COELHO FOI NOMEADO O 
'MENSAGEIRO DA PAZ' PELA ONU








O escritor teve muitas paixões na fase adulta: a socialite Vera Richter, a militante Adalgisa de Magalhães, a atriz Maria do Rosário Nascimento e Silva, a jornalista Cecília MacDowell e a artista plástica Christina Oiticica, com quem é casado desde 1980. Em setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor Paulo Coelho seu novo "Mensageiro da Paz"10 , ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violinista japonesa Midori Goto. 



#CURIOSIDADES:



>> A versão da música em português "I Will Survive", cantada por Vanusa, "Eu Sobrevivo", foi composta por ele. Além da versão de "Sou Rebelde", "Soy Rebelde", clássico dos anos 1970;

>> A versão em português de Me Vuelves Loco, de Armando Manzanero (Me deixas louca, cantada por Elis Regina) foi escrita também por Paulo;


>> Como parte da divulgação do livro Aleph na América Latina, a cantora mexicana Anahí fez uma música baseada no livro;


>> As canções que Paulo compôs junto de Raul Seixas foram: 


"Canto para minha morte"
"Eu nasci há dez mil anos atrás"
"Gita"
"Al Capone"
"Sociedade Alternativa"
"A maçã"
"Medo da chuva"
"Eu também vou reclamar"
"As minas do Rei Salomão"
"Tu és o MDC da minha vida"
"Como vovó já dizia (óculos escuros)"
"Não pare na pista"
"Tente outra vez"
"Meu Amigo Pedro"
"A Hora do Trem Passar"
"Rockixe"
"Se o rádio não toca"
"Ave Maria da Rua"
"O Homem"
"Quando Você Crescer"
"Judas"
"A Verdade Sobre a Nostalgia"
"Rock do Diabo"
"Cachorro Urubu"
"Super Heróis"
"Moleque Maravilhoso"
"Cantiga de Ninar"
"Os Números"
"Magia de Amor"
"Loteria de Babilônia"
"As Profecias"






PAULO COELHO E SUA MULHER, A ARTISTA 
PLÁSTICA CHRISTINA OITICICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário