Dia 09 de agosto de 1988,
faleceu o ator mexicano Ramón Valdés !!
SEU MADRUGA
Hoje completam-se 26 anos da morte deste grande ator e humorista mexicano que o Brasil tanto ama !!
Ramón Valdés Castillo nasceu na Cidade do México dia 02 de setembro de 1923 e faleceu também na capital mexicana em 09 de agosto de 1988, foi um ator e comediante mexicano, célebre por interpretar o personagem Don Ramón (Seu Madruga, no Brasil) na série de televisão El Chavo del Ocho (Chaves), além de ter atuado nos mais diversos papéis em outras produções do escritor Roberto Gomez Bolaños, tais como El Chapulín Colorado e Chespirito.
Sua carreira teve início na Era de Ouro do Cinema Mexicano, junto com seus irmãos Manuel "El Loco" Valdés e Germán Valdés Tin Tán. Seu personagem alcançou o status de ícone da cultura popular em grande parte da América Latina. No início da carreira atuou em pequenos filmes, junto com seu irmão Tin Tán (na maioria das vezes), e também com papéis nos filmes de Pedro Infante e Cantinflas.
Ramón foi um veterano no cinema, trabalhou em mais de 50 filmes, nos quais destacam-se "Calabacitas tiernas" (1948), "El rey del barrio" (1949), "Soy Charro de Levita" (1949), "La marca del Zorrillo" (1950), "Fuerte, audaz y valiente" (1960) e "El capitán Mantarraya" (1969). Também trabalhou em novelas como "Lupita" (exibida no Brasil pelo SBT em 1985).
DON RAMÓN
Embora tenha dedicado a maior parte de seu trabalho ao cinema, a carreira de Ramón atingiu seu ápice na TV, com El Chavo del Ocho, que no Brasil passou a se chamar simplesmente de Chaves, por comodidade. Em 1968, Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, o convidou para fazer parte de seu elenco ao lado da atriz María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) e Rubén Aguirre (Professor Girafales). Juntos, dão início ao programa Los supergenios de la mesa cuadrada, que em 1970 se transformou em Chespirito e durou até 1973. Em 1970, Chapulín Colorado estréia e em 1972 é a vez de El Chavo del Ocho. Embora tenha se destacado como Seu Madruga, Ramón Valdés fez várias outras interpretações, como o pirata Alma Negra, Tripa Seca e a paródia aos EUA Super Sam.
Apesar da fama e reconhecimento também, em 1979, Valdés se retirou dos programas de Chespirito. Há rumores de que isto foi produto de divergências sobre os salários, enquanto outros afirmam que as diferenças pessoais entre colegas de trabalho foram ficando mais fortes e, eventualmente, implicou uma separação definitiva. Em uma entrevista, Esteban Valdés, filho do ator, declarou que a saída de seu pai foi porque Florinda Meza ― mulher de Gómez Bolaños― queria o controle total sobre o programa. Essa situação teria causado desconforto para Valdés, preferindo receber ordens apenas de Gómez Bolaños, a quem lhe devia sua fama.3 Sua demissão seguiu a de Carlos Villagrán, que ocorreu um ano antes.
Em 1979, o ator passou a trabalhar com Carlos Villagrán (Quico), que havia saído um ano antes por divergências com Roberto Gómez. Ambos fizeram várias viagens para apresentar o show Federrico, onde Ramón interpretava Don Moncho, dono de uma loja.
Em 1981, no entanto, após vários convites, Ramón Valdés voltou a trabalhar com Roberto, desta vez com o seriado Chespirito, que voltara a ser gravado. Em 1987, trabalhou com Carlos Villagrán no programa ¡Ah que Kiko! (“Kiko” passou a ser usado por Villagrán pelo fato de Roberto Gómez ter os direitos sobre o nome “Quico”), mas não ficou muito tempo, já que também se dedicava ao seu circo. Além disso, seus problemas de saúde se agravaram ao ponto de impedi-lo de trabalhar.
No início da década de 1980, um tumor maligno foi descoberto em seu estômago, Ramón Valdés era um fumante muito ativo, não largando o vício nem mesmo quando permaneceu internado. Passou a maior parte do tempo dos seus últimos dias sedado após mais de dois meses internado no Hospital Santa Lena por conta das fortes dores. No dia 9 de agosto de 1988, faleceu aos 65 anos de idade, devido a um câncer de estômago que se espalhou pelo corpo e atingiu a sua coluna vertebral. Encontra-se sepultado em Mausoleos Del Ángel, Cidade do México no México.
Nos últimos anos de sua carreira, Valdés dedicou-se a viajar com seu circo por todo o México.
Fonte: Wikipedia
UM DOS MAIORES COMEDIANTES E ÍDOLOS
NO MÉXICO E NO BRASIL !!
#Frases e Curiosidades de Don Ramón:
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
As pessoas boas devem amar seus inimigos.
Que que foi, que que foi, que que há?
Mas tinha que ser o Chaves mesmo!
Toma, e só não te dou outra porque...
Não são pedras, são aerolitos!
Ei, ei ei...
Churros, churros...açucaradinhos e douradinhos os churros.
Veio cobrar o aluguel?
Tenha barriga, senhor Paciência... digo, tenha paciência, Senhor Barriga.
Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.
Chapéu, sapato, ou roupa usada quem tem?
- Sr. Madruga era o único personagem do seriado Chaves que não precisava de maquiagem ou figurino especial. Ele simplesmente chegava de camiseta e jeans surrado, colocava seu inconfundível chapeuzinho e ia gravar.
- Embora seja tradicionalmente chamado de “feio”, o ator era considerado um eterno galã. De fato, ele dizia que, depois do cigarro, seu vício eram “as mulheres”. Ramón foi casado três vezes e teve dez filhos.
- O último trabalho do ator foi em 1987, no Peru, em uma propaganda. Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, encontrou o ator em Lima, na mesma época, e diz que ficou completamente surpresa quando recebeu, menos de um ano depois, a notícia de sua morte.
- Durante seu funeral, a atriz Angelines Fernández, que interpretava a Bruxa do 71, recusou-se a sair do lado do caixão, passando várias horas em pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário