terça-feira, 29 de julho de 2014

MUSSUM: 20 ANOS DE SAUDADE !!



Hoje, dia 29 de Julho, completa-se
20 anos da morte de Mussum !!






MUSSUM










Cacilds !! Relaxa e toma um que em ano de eleição, o brasileiro leva Só No Forévis...


Hoje se completam 20 anos do saudoso humorista e músico brasileiro Antônio Carlos Bernardes Gomes, o famoso trapalhão Mussum !! 

Antônio Carlos nasceu no Rio de Janeiro em  7 de abril de 1941 e veio a falecer em  São Paulo,  no dia 29 de julho de 1994. Como músico foi membro do grupo de samba 'Os Originais do Samba' e como humorista, do grupo Os Trapalhões.


Em 19693 , o diretor de Os Trapalhões, Wilton Franco, o vê numa apresentação de boate com seu conjunto musical e o convida para integrar o grupo humorístico, na época na TV Excelsior. Mais uma vez, recusa; entretanto, o amigo Manfried Santanna (Dedé Santana) consegue convencê-lo, e Mussum passa a integrar o quarteto (que na época ainda era um trio, pois Zacarias entrou no grupo depois) que terminaria tornando-o muito famoso em todo o país. Mussum era o único dos quatro Trapalhões oficiais que era afro-brasileiro (Jorge Lafond e Tião Macalé, apesar de também afro-descendentes e atuarem em vários quadros com o grupo, durante vários anos, eram coadjuvantes). Mussum foi considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões. 




OS TRAPALHÕES:
(DEDÉ, DIDI, MUSSUM E ZACARIAS)






No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" a palavras arbitrárias (como forévis, cacíldis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (que era sua gíria para cachaça).

Como músico e sambista, integrou o famoso grupo brasileiro de samba, chamado 'Os Originais do Samba', cantando e tocando reco-reco. O grupo foi formado na década de 1960, no Rio de Janeiro. O grupo começou a se apresentar em teatros e shows, incluindo o palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega".


Fixaram-se em São Paulo depois de excursionar pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro. Os maiores sucessos musicais do grupo foram: Saudosa Maloca, Na subida do Morro, Cabeça que não tem juízo, Casca de Côco, Falador passa mal, Cadê Tereza, Mulata FaceiraSamba do"Arnesto" e uma das mais conhecidas no mundo do samba, Tragédia no fundo do Mar (O Assassinato do Camarão.)




OS ORIGINAIS DO SAMBA





Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, não resistindo a um transplante de coração, e foi sepultado em São Paulo. Deixou um legado de 27 filmes com Os Trapalhões, além de mais de vinte anos de participações televisivas.Uma famosa frase do humorista, "Só no Forévis", inspirou a banda brasileira de hardcore punk Raimundos, que utilizou a frase como título de seu álbum homônimo de 1999, bem como título da canção que abre o disco, uma vinheta em ritmo de samba.





Mussum para sempre na lembrança !! 
s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário