quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ESCRITOR ALEMPARAIBANO É O MAIS NOVO IMORTAL DA ABL



O escritor e meu conterrâneo
é o mais novo imortal da Academia !!








ZUENIR VENTURA










Orgulho para nós, alemparaibanos, mineiros e brasileiros !!





Foi nessa semana que o escritor e jornalista Zuenir Ventura (83) foi eleito como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, a ABL. Nascido na (minha) cidade de Além Paraíba (MG), atualmente o escritor também é colunista do jornal O Globo. E foi em uma reunião da casa de um casal de amigos que Zuenir recebeu a notícia, de que com 35 votos, ele foi  escolhido para ocupar a famosa cadeira 32, que era ocupada pelo dramaturgo Ariano Suassuna, até julho desse ano, quando este veio a óbito. O jornalista comentou como está sendo a sensação após tal notícia:




“É um dos momentos mais alegres da minha vida, o mais emocionante. Está sendo, ainda estou sob impacto da notícia. Eu tive um impacto positivo. Por mais que se espere, é diferente quando você recebe a notícia. Demorei a me candidatar porque das outras vezes meus amigos se candidataram e eu achei que eles mereciam mais do que eu. A grande votação é uma acolhida, pois o número é expressivo, uma grande responsabilidade. Pretendo frequentar a ABL o máximo possível, pois é um convívio amistoso e agradável. Suceder Suassuna é uma emoção especial. Dedico essa vitória a Zélia Suassuna. Antes de ser internado, o Suassuna falou para o Gerson Camarotti, grande amigo dele, que pretendia votar em mim, mesmo sem votar há muitos anos. A academia tem uma tradição de jornalistas. Espero não decepcionar", disse Zuenir Ventura.







A FAMOSA OBRA DE
ZUENIR VENTURA









Com a indicação, Zuenir Ventura se torna o 3º imortal pela ABL, que há 117 anos é uma das mais respeitadas instituições do Brasil. Após 20 anos em que foi perseguido pela Ditadura Militar, Zuenir escreveu sua mais famosa obra, que o tornou reconhecido nacionalmente, o livro '1968: O ano que não terminou', que já vendeu 400 mil exemplares. O escritor, que também já foi homenageado pela ONU, é merecedor dessa atribuição e com certeza, é um dos maiores orgulhos de nós, filhos de Além Paraíba, filhos de Minas, filhos do Brasil !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário