O conhecido artista Maikon K foi
preso neste fim de semana!!
O artista Maikon K durante
sua apresentação
Algo inusitado e surpreendente aconteceu neste fim de semana em Brasília.
Durante sua apresentação artística em frente ao Museu Nacional da República, onde apresentava a performance "DNA de DAN", o famoso e mais respeitado artista de performance no Brasil, Maikon Kempinski, conhecido como Maikon K, foi preso no último sábado (15/07).
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, o motivo da prisão seria por "atentado ao pudor", retirando a nudez do contexto artístico em que ela ocorreu. Durante a apresentação, o artista fica nu com o corpo coberto de um líquido que se resseca aos poucos, até que por fim, se revela, mostrando a sua pele. Esta performance inclusive, já foi escolhida para ser uma das oito performances brasileiras a integrar sua megaexposição 'Terra Comunal', no SESC Pompeia, em São Paulo, no ano de 2015.
De acordo com relatos do próprio artista, a abordagem policial feita à ele, foi de forma agressiva, chegando até aos policiais rasgarem a bolha transparente que Maikon utiliza em sua performance. Ele foi levado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, e não pode nem terminar sua apresentação:
“Não estava ali como pessoa física, mas sim como artista contratado pelo Palco Giratório do Sesc”... - relatou Maikon K ao blog do Arcanjo, pelo site Uol.
Maikon K em sua performance
de "DNA do DAN"
Após essa situação, o SESC ainda não se pronunciou sobre o caso, porém a instituição poderá soltar uma nota no começo desta semana ainda. Segundo o Blog, o governador e o secretário de Cultura do Distrito Federal telefonaram à Maikon K para pedir desculpas pela prisão em nome do Governo do Distrito Federal. O artista está sendo assessorado por advogados do SESC.